segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dicionário da moda...parte I

 Olá, tudo bem?
 É comum nós conversarmos com uma pessoa sobre moda e elas fazerem caras de dúvida em alguns momentos em que citamos termos como Adamascado ou Assimetria, por exemplo...da até para ver os pontos de interrogação na saindo de suas cabeças!
 Pensando nisso que resolvi fazer em todas as segundas-feiras, um post explicando algumas dessas expressões tão temidas por muitos....
 Para começar, aviso desde já que esse vai ser um post que vai levar várias segundas para ser concretizado, e como eu também sou humana e não sei de tudo, as definições foram tiradas do site da revista Manequim, eu apenas adaptei as definições para ficar mais fácil de entender, ta ok?

 A

Aba Parte anexa dependente de certas peças do vestuário. É também o nome que se dá ao rebordo do chapéu.
Abadá Camisolão largo, comprido e de mangas curtas originário do norte da África. No Brasil é usado pelos integrantes de blocos carnavalescos como fantasia.
Abotoaduras Peças removíveis, próprias para fechar punhos. Possuem formas variadas com enfeites que podem ser pedras preciosas, brasões, desenhos abstratos ou esmaltação.
Abrigo Conjunto de calça e blusão, quase sempre confeccionado de moletom ou náilon, que é usado geralmente para atividades esportivas.
Acessórios Grande número de itens que compõem os trajes femininos e masculinos. Entre eles bijuterias, bolsas, cintos, relógios, lenços, etc. A partir dos anos 1980, ganharam destaque principalmente no guarda-roupa das mulheres.
Acetato É uma fibra artificial feita de celulose, utilizada como substituta da seda natural. 
Acolchoado Tecido de algodão em formato quadrado que deixa partes em relevo.
Acrílico (Poliacrílico) Fibra sintética que melhor substitui a lã.
Activewear Essa expressão inglesa foi criada para se referir às roupas do tipo esportivas. Mas atualmente o termo sportswear é mais usado para identificar esses produtos para esportes.
Adamascado Esse tecido possui desenhos brilhantes e opacos em sua constituição e aparece sempre em coleções com inspiração no Oriente. Pode ser de seda, raiom, linho ou algodão. É muito usado nas roupas femininas.
Afro O estilo de moda traz trajes, tecidos e até os tipos de cabelo inspirados na África. Depois vieram os rastafári e constantemente os estilistas vão buscar novas ideias para suas coleções nesse gênero.
Agasalho Conjunto de calça e blusa de mangas compridas usado para a prática esportiva. Pode ser confeccionado com moletom, helanca ou náilon. Também é conhecido por abrigo, training, jogging e moletom.
Albene Tecido produzido com fio de acetato opaco.
Alfaiataria Lugar onde são produzidas peças com cortes masculinos, como paletós, calças, camisas e coletes sob medida.
Alfinete Pequena peça fina de metal com ponta que serve para prender objetos. O alfinete tem vários tamanhos e formatos. 
Algodão É uma fibra natural que serve de matéria-prima para a produção de vários outros tecidos. Também conhecido como cotton (terminologia em inglês).
Algodão egípcio Mais durável e macio do que o algodão convencional.
Algodão penteado O fio desse tecido se torna mais macio e resistente a partir do processo em que as fibras mais curtas são eliminadas.
Algodão pima Tão apreciado quanto o algodão egípcio, esse tecido com fibras longas é encontrado apenas no Peru.
Algodão upland De fibras curtas, o upland é o mais plantado no mundo e funciona de base para comparação de qualidade com os outros tipos de algodão.
Algodãozinho Tecido cru feito com fibras de algodão.
Almofadinha Termo que designava um tipo de homem que nos anos 1920 vestia-se com muito cuidado e elegância, incluindo terno de corte tradicional, colete, chapéu tipo palheta, cabelo curto e sem muito volume.
Alpaca Tecido genérico (Algodão/viscose) que serve como forro em peças de roupa.
Anágua Peça de baixo feita de tecido leve e usada como se fosse uma segunda pele. Pode ser feita de linho, algodão ou musseline. 
Anarruga É um tecido de efeito encrespado, obtido através de processo químico.
Ankle boots Pode ser de cano curto (vai até abaixo da linha média da canela) ou sem cano (alcança o tornozelo). Os materiais variam entre camurça, couro e verniz.
Anquinha Acessório que ficava na parte de trás das saias e vestidos das mulheres para dar volume às ancas e definir o corpo feminino.Também havia anáguas que tinham a anquinha como um enchimento costurado diretamente no tecido. Com a evolução da moda, transformou-se em uma almofadinha recheada com materiais como cortiça ou penas. 
Argyle Estampa típica de roupas escocesas, é composta por listras e losangos coloridos. Esse padrão aparece em tricôs - feitos à mão ou à máquina - e em tecidos como lã e algodão. O desenho também pode ser obtido por meio de estamparia.
Arrastão Tipo de meia-calça feita com malha, com ligamentos bem abertos, como se fosse uma rede de pescador.
Artsy Estampa inspirada nas obras de arte. Estão em alta neste verão e aparecem em vestidos, blusas e calças.
Assimetria Dá-se esse nome a formas diferentes e desproporcionais que parecem não combinar, mas na moda muitas vezes causam um bom efeito visual. Decotes um ombro só e saia com pontas irregulares são bons exemplos.
Aviamento Nome que se dá aos elementos que são pregados à roupa, como miçangas, fivelas, entretelas, fitas, botões, linhas, cós, galões e zíperes.
*
*
*
*
*
*
 Espero que esses posts possam ajudar quem precisa...rsrsrsrsrs
Lembrando vocês que.... os sorteio do blog vai até dia 19/05, se você ainda não está participando, corra e aproveite!!!! Para mais informações vá até a barra lateral e procure uma página com o nome "sorteio".
bjusssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

13 comentários:

Stephanny Torres disse...

Amei!
Beijos:*
http://www.mascotinhadamoda.com/

Naty Figueirêdo disse...

Haaa adorei flor..
Eu também fico com essa sensação quando estou conversando com algumas pessoas.. haha

Muito legal, ahhh brigadão pela visitinha, adorei!
Beijão..
natyfigueiredo.com

Mirella Lira disse...

Adorei! beijossss

Kathya Stryzak disse...

Boa tarde!! é otimo saber algumas coisas da moda!! obrigada!! beijos y un feliz lunes a vos!

Angélica Oliveira disse...

ahh bem legal esse post....heheheehehehe
beijos
www.theangelica.com

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

muito legal esse post!!! adorei!!!
bjnssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Patrícia Quel disse...

Oi!!!

Achei esse seu post super rico de informações...

Bjs!

Lila disse...

Muito legal o dicionário! Criativo!
;D
http;//madeinstates.blogspot.com/

Neusa Silva Vaz disse...

Oi!!!!

Que post excelente, adorei!!!!

Bjos e tenha uma semana maravilhosa!!!!

Ideia Substancial disse...

Ah que bacana esse post, adorei o dicionário.
o blog é lindo e já estou seguindo. Venha me fazer uma visitinha e se gostar me siga também, vou adorar. Bjoooooooo

Simara Rosado disse...

Adorei o post...

http://simararosado.blogspot.com/

BeeijO

Roberta disse...

Adorei o dicionário sou péssima em moda menina
beijão.

Karla rosalia disse...

adorei !
Tenha uma ótima terça-feira =*
Beijos ;)

Real Time Web Analytics