segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dicionário da moda- letra B

 Vamos continuar com o nosso dicionário? Se você não viu a primeira parte é só clicar na letrinha A logo abaixo

     A-B

Babado Pedaço de tecido em tira franzida e costurada à barra de uma peça de roupa, que pode ser saia, manga de blusa, calça ou vestido. Ele pode ser de tecido e estampa diferentes.
Babuche Chinelos fechados na frente, cobrindo o peito do pé, e sem salto, normalmente feitos de couro.  São conhecidos também como babuchas.
Baby-doll Conjunto de dormir composto por blusa com short ou calcinha, feita de malha, seda ou cetim.
Baeta Tecido felpudo feito de lã.
Baggy Modelo de calça larga nos quadris e justa nas pernas. 
Baguete Bolsa lançada pela marca italiana Fendi , que é retangular e fechada por uma grande fivela. O modelo recebeu esse nome porque é levado do mesmo jeito que os franceses carregam o tipo de pão baguete: debaixo do braço.
Bailarina Tecido de malha de poliamida texturizada e gramatura média.
Bainha Dobra da barra do tecido de calça, saia, vestido ou casaco. É um arremate que faz a diferença no acabamento da roupa.
Balonê Saia, vestido ou short franzido na cintura, formando um balão e se fechando em direção à barra. 
Bandagem Semelhante a ataduras, esse tecido de algodão é leve, vazado, de aspecto rústico e creponado.
Bandana A origem da palavra vem do sânscrito bandhna, ou bandha, que significa amarrar. Foram os hippies que, no final da década de 1960, passaram a usar lenços coloridos em forma de echarpe como acessório, o que depois inspirou muitos roqueiros. 
Baquelite Uma resina, descoberta pelo químico belga Leo Handrik Baekeland em 1907, que começou a ser usada em bijuterias nos anos 1920, como pulseiras, broches, fivelas e pingentes. São feitas de diversas cores e hoje em dia são objetos de colecionadores.
Barbatana Haste removível ou não, presente em costuras de tecidos duplos que servem para dar sustentação à roupa. É usada em peças como corpetes e vestidos tomara-que-caia.
Barra Parte inferior das roupas, que, dobrada para dentro, dá acabamento e regula o comprimento de calças, vestidos, saias, camisas, casacos e camisetas. 
Basque Tipo de saiote rodado, franzido ou pregueado. A origem da palavra é francesa e significa parte de uma peça de roupa que cobre os quadris a partir da cintura.
Bata Blusa com modelagem evasê que geralmente vai até o início dos quadris. 
Batista Tecido fino, parecido com a cambraia de linho que foi criado no século 13 pelo tecelão Batiste Chambray. Muito usado para fazer lenços e lingeries.
Baydère Tecido listrado de cores variadas, usado pelas dançarinas.
Belle époque Requintados cavalheiros e damas caracterizaram esse período da história (1895-1914). Paris, chamada de "a capital do luxo", influenciava o mundo com suas arte, música, dança e moda. As mulheres da burguesia usavam grandes chapéus, saias compridas e cintura marcada através do espartilho, difundido pelo principal estilista dessa época, o inglês Charles Frederick Worth (1825-1895), o pai da alta-costura para os estudiosos de moda. Os homens também caprichavam no visual com fraques, casacas, colarinhos engomados, coletes, chapéus ou cartolas e bengalas. No Rio de Janeiro, então capital brasileira, o centro fervilhava de comerciantes de moda, cabeleireiros e perfumistas, todos europeus, e o ponto de encontro era a Confeitaria Colombo. Em 1914, a Revolução Industrial trouxe a produção em série para as indústrias têxteis e a moda luxuosa foi ficando apenas para festas e noites de gala.
Bengala O nome desse acessório tem origem na cidade de Bengala, na Índia, onde a matéria-prima era muito encontrada. No início, era somente um cajado feito de bambu ou junco que servia de suporte para pessoas com problemas de locomoção. A partir dos séculos 18 e 19, passou a fazer parte do traje masculino junto com o chapéu. As bengalas podiam ser encontradas em prata, osso, chifre, ouro ou madrepérola. É um acessório que dá charme e elegância a quem usa.
Blazer Paletó com modelagem reta ou acinturada e comprimento que varia da altura do ossinho dos quadris até o alto das coxas. 
Blusê Efeito de costura que se pode criar numa blusa ou num vestido. A parte de cima da peça é mais larga, terminando mais justa e ligeiramente franzida na cintura.
Boca-de-sino Calça de barra ampla em forma de sino. Diferentemente da pantalona, ela se abre apenas a partir do joelho.
Boêmio chique Estilo que tem contrastes nas roupas entre tecidos nobres e casuais no mesmo look e aposta nos acessórios de couro ou camurça.
Boina Tipo de boné circular que pode ser produzido em lã, crochê ou tricô. É uma opção charmosa para complementar produções para o frio
Bolero Casaquinho aberto, com ou sem mangas, que vai até quase a altura da cintura. Pode ser usado por cima de camisetas e vestidos.
Bolso faca É embutido na diagonal das peças, como calças, shorts e saias, e pode ter barra simples ou com acabamento do tipo viés.
Bombachas Calças bem largas típicas dos gaúchos. São afuniladas na canela, abotoadas ou não, e usadas com botas. O tecido para a confecção das bombachas geralmente é liso, mais resistente e de cor forte. 
Bordado inglês Pequenos orifícios redondos e ovais, feitos de linha branca em fundo branco, que formam desenhos. 
Borduir Na época de Luís XVI, esse era o nome dado aos cômodos utilizados pelas mulheres para se maquiar e vestir as anáguas. A partir do século 20, a palavra passa a ser utilizada também na moda, referindo-se à estética inspirada nas roupas íntimas dos guarda-roupas femininos. Rendas, babados e cetins compõem essas peças, que se caracterizam pelo romantismo e pela sensualidade discreta.
Botinha A botinha de cano baixo, de couro, fechada por cadarço, botões ou elástico, era moda para as mulheres no século 19, já no século 20, ficou mais popular entre as crianças. Nos anos 1970, a botinha do tipo mateiro (com sola de borracha grossa, couro rústico e com pespontos à mostra, parecida com as usadas por fazendeiros e trabalhadores da roça) virou peça constante nos pés de jovens junto com o clássico jeans e camiseta.
Botonê Tecido que remete ao côco ralado (pequenas fibras enroladas).
Bouclê Fio de textura crespa, original do francês boucler (encaracolar).
Boxer-short Short com cós, elástico e fendas laterais, que dão liberdade de movimentos aos lutadores de boxe. 
Bracelete Espécie de pulseira usada no braço ou antebraço pelas mulheres. 
Brim Tecido super-resistente e grosso. É utlizado para a confecção de roupas, como calças, saias e casacos, e também na decoração de interiores para forração.
Brocado Jacquard trabalhado em fios de ouro ou prata. 
Burberry Marca famosa que lançou um tecido impermeável criado por Thomas Burberry, no século 19. Ele chamou o tecido de gabardine e hoje as capas Burberry de gabardine são muito desejadas e compradas no mundo todo.





 E aí meninas....gostaram? Segunda-feira que vêm, não percam a terceira parte do texto!
*
*
*
*
*
*
 Você já está participando do sorteio aqui do blog? Se sua resposta foi não, não perca mais tempo e clique aqui para mais informações!
 bjusssssssssssssssssssssss


10 comentários:

Roberta Micropigmentadora disse...

Aah eu já disse na primeira parte do texto que sou péssima com moda né, então esses teus posts pra mim estão sendo ótimos mesmo rsrs verdade quanta palavra que ñ faço ideia menina, obrigada pela participação lá no blog, estou doida tb esperando o seu sorteio tomara que eu ganheee rsrs
Beijão boa sorte pra vc Vaílent'ne

Revista disse...

Parabéns pelo post, bem legal.
Muito interessante o blog.
Beijos
http://www.meuestilogugafernandes.com.br
http://editoradeluxe.com.br

Tatty disse...

Estão ótimos esses posts!!!
Bjks, Tatty

http://suspirofashion.com

Naty Figueirêdo disse...

Adorooo esses post, nos ajuda super!

Bjão..
natyfigueiredo.com

IdéiaSubstancial disse...

Ebaaaaaaaaaa como eu gosto desse dicionário. Bjãoooooooooooo lindona.

Bárbara Barão disse...

Adorei o post, B é minha letra!!! ehehehhehehe

Bjinxxxxxxxxxxxxxx

@todaenfeitada
www.todaenfeitada.blogspot.com

Patrícia Quel disse...

Oi!!!

Esse seu post é uma fonte de informaçãoes super interessantes!!!

Bjs!!!

Stephanny Torres disse...

Amei gente!
Beijinhos! :*
http://www.mascotinhadamoda.com/

Thaís Araújo disse...

Ótimo post!
É sempre bom saber do que estamos falando e lendo!

Beijos.

www.consumisse.blogspot.com

ana guedes disse...

tinha coisa que eu nem imaginava kkkkk
quero ver logo a próxima parte :)

bjs e até!!

Real Time Web Analytics