segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dicionário da Moda - letra C

 E aí meninas! Tudo bem?
 Hoje é segunda......e adivinhem! Hoje é dia do nosso Dicionário da Moda.
 Estamos na letra C, mas se você não leu as letras A e B, não se preocupe....é só você clicar na  letra desejada e acompanhar o nosso dicionário desde o inicio.

   A-B-C


Caban Essa lã grossa, meio impermeável, é usada para confeccionar um agasalho de mesmo nome.
Cacharrel Blusa de malha fria, de toque macio, com gola alta e justa ao corpo. Existem modelos de mangas curtas e compridas.
Cache-coeur Decote cruzado, também conhecido como envelope, usado em blusas com ou sem manga e em vestidos. 
Cachecol Tira longa e estreita, geralmente feita de lã, seda ou outro tecido. 
Caftã Túnica longa com mangas amplas que pode ser utilizada por homens e mulheres. 
Calça Capri Peça feminina com o comprimento mais curto nos tornozelos. 
Calção Peça do guarda-roupa masculino. Um tipo de short mais largo com pernas mais compridas tem comprimentos e modelos diferentes, podendo ser bufantes ou enfeitados. Com o tempo, o calção deixou de ser uma roupa diária e virou roupa debaixo ou para o banho de mar. É conhecido hoje como sunga.
Cambraia Tecido que pode ser produzido em linho e algodão. Utilizada em vestidos delicados, mantas e enxovais de bebê.
Camélia Flor de origem asiática, de cores branca, vermelha ou rósea, que serviu de inspiração para a estilista Coco Chanel, fazer os broches que completavam seus looks. A peça virou uma marca registrada da grife e símbolo de elegância das mulheres.
Camelo Esse tipo de tecido é muito usado para fazer mantôs.
Camurça Derivado do couro, esse tecido tem superfície aveludada devido ao processo de polimento que a pele do animal é submetida. Com aspecto rústico, ele pode ser empregado em calçados, bolsas, chapéus e casacos
Canelado Tecido com listras verticais ou horizontais em relevo, semelhante ao cotelê.
Canga Peça de tecido leve de tamanho retangular usada pelas brasileiras como saída de praia. 
Cânhamo É do cânhamo, herbácea da mesma família da Cannabis saativa (popularmente conhecida como maconha), que esse tecido é feito. Sólido e resistente, esse material faz um tecido brilhante e suave. A extração das fibras dessa planta é parecida com a do linho e elas são usadas em tecidos finos, calçados, cortinas, cordas, rede de pesca e lonas.
Canoa Decote raso, que vai de um ombro ao outro e lembra a forma de uma canoa. Também conhecido por bateau - barco em francês -, tem corte e profundidade iguais na parte da frente e das costas.
Canutilho Miçanga de forma alongada. Geralmente é usada em roupas de festa.
Canvas Tecido forte e durável feito de algodão. Muito usado na confecção de casacos e bolsas. 
Capote Capa ou casaco longo, que pode ter ou não capuz, feito de diversos tipos de tecido, de preferência pesados para proteger do frio e da chuva.
Capuz Peça do vestuário que cobre a cabeça, geralmente encontrado em capas, casacos ou capotes. 
Cardigã Casaco ou suéter sem gola com abotoamento frontal. Tem o decote redondo ou em V e suas mangas são sempre compridas.
Casa de abelha O desenho desse tecido parece com favos de mel.
Casaqueto Refere-se a qualquer casaco curto, de qualquer modelo. É usado com vestidos tomara-que-caia, blusas e camisetas.
Cashmere Lã fina e macia feita do pelo da cabra. O fio pode ser puro ou misturado a outras lãs e tecidos.
Casimira Tecido encorpado de lã, muito usado em peças masculinas.
Cetim Tecido brilhante, macio e liso de origem chinesa. De acordo com a qualidade, é utilizado na alta-costura, roupas finas, moda íntima ou trajes regionais.
Cetim boucol Tipo de cetim pesado, muito utilizado nos vestidos de noivas e na alta costura.
Cetim charmeuse As características principais desse tecido são o brilho intenso e a trama que pode ser vista no avesso. Tem bom caimento por ser 100% poliéster.
Cetim duchese Muito usado na alta-costura e nos vestidos de noiva, esse tipo de cetim é mais brilhante e pesado que o cetim tradicional.
Cetim peau d'ange Mais encorpado que o comum, também conhecido como vison, este cetim possui um brilho discreto, muito usado em enxovais domésticos. 
Cetim zebeline Pesado e de brilho acetinado é perfeito para os modelos evasê.
Challis Nascido do hindu – toque agradável – é produzido com viscose fiada.
Chamalote A posição do fio no tecido produz um efeito ondeado. Também chamado de lã com mistura de seda.
Chambray O tecido 100% algodão é feito com fios tintos de azul-claro. Sua origem francesa é a mesma da cidade de outro tecido de algodão: Cambraia.
Chamoix (Camurça) Tecido feito de qualquer matéria-prima (principalmente algodão) acabada em flanelagem. Imita a pele de camurça e o veludo.
Changeant Este tecido aparenta mudança de cor (camaleão).
Chaton Aviamento com aspecto de pedra, tem uma das faces plana. Feito para bordar ou colar sobre o tecido.
Chemisier Peça do guarda-roupa feminino com o corte estilo camisa. Usada como vestido.
Chenille Felpudo de algodão utilizado em roupões e colchas.
Chiffon Tecido extremamente leve e fino. É feito de seda, lã ou fibras sintéticas. 
Chint Feito de algodão, muito leve, possui um acabamento firme e brilhante. Muito utilizado em decoração de ambientes.
Chulear Costurar o tecido para dar um acabamento nas bordas e evitar que o pano desfie.
Ciré O ciré é o processo pelo qual a cera, aplicada através do calor e da pressão, torna os tecidos lisos e brilhantes, como o cetim, por exemplo.
Clean A palavra significa limpo, em inglês. A partir da década de 1980, foi utilizada para definir um estilo de roupa com corte simples, feita de cashmere, seda e linho. Cores sóbrias, como preta, branca e cinza, completam o look minimalista, que tem a grife Calvin Klein como uma das principais representantes.
Cloche Modelo de chapéu que tem a forma de um sino. 
Cloquê Tipo piquet, com efeito de alto relevo, produzido por fios de crepe ou de encolhimento elevado.
Coenizado Esse tecido é feito por um processo em que o forro é prensado através de calor ao tecido, deixando sua consistência mais durinha. É usado em modelos mais estruturados.
Colete Peça do vestuário caracterizada inicialmente pela ausência de mangas, fechamento simples ou cruzado com abotoamento frontal. A versão atual é curta e pode ser aberta, ter botões ou zíper.
Copa É a parte superior do chapéu que envolve a cabeça.
Cordonê São cordões torcidos, geralmente feitos de fios de algodão ou de seda, utilizados para enfeitar, fechar ou dar acabamento a roupas e também acessórios.
Corduroy Tecido de veludo canelado, geralmente de algodão, limpável e nas versões laváveis e stretch com elastano.
Corpete Também conhecido como corselete, é um item do vestuário feminino que se ajusta ao peito e pode ter ou não armações de barbatana. 
Cós Tira de tecido que circunda certas peças de vestuário, principalmente calças e saias, na altura da cintura. 
Cotelê É um tecido estriado, de algodão ou raiom, com pêlo de veludo. Tornou-se popular no século XX, em roupas informais, principalmente paletós, saias e calças.
Cotton Do inglês algodão.
Coturno Esse calçado cobre o pé e parte da perna, sendo amarrado a partir daí com cordões. Na moda contemporânea, esse nome designa botas de meio cano com cadarço trançado, muito usada por tribos urbanas, como skinheads e punks.
Coutil Muito resistente, o coutil é feito de algodão ou linho. É utilizado em calças, sapatos etc.
Crepe Apresenta um aspecto enrugado provocado por uma torção diferenciada em seus fios.
Crepe casca de melão Versão pesada do crepe, porém com um lado acetinado. Utilizado em vestidos, trajes a rigor, lingerie etc.
Crepe chiffon Tecido semelhante à musselina, quase sempre feito de poliéster, é leve e transparente, além de apresentar uma textura enrugada e fluida.
Crepe da China Muito fino e leve, o tecido é composto por seda ou poliéster.
Crepe georgette Tecido leve com superfície crepada. Ora trabalhado em seda, ora sintético.
Crepe koshibo Semelhante ao georgette, no entanto mais grosso e pesado.
Crochê Artesanato que trança fios com uma agulha de ponta em forma de gancho. O tipo de linha e o ponto utilizados formam um tecido parecido com a malha e a renda. Pode aparecer nas peças do vestuário e nos acessórios.
Croco Couro natural ou sintético de textura inspirada na pele de crocodilo. É bastante comum em acessórios como bolsas e sapatos.
Croqui Desenho de uma roupa ou acessório feito à mão.
Cru Nome dado aos tecidos, geralmente de algodão, que têm um aspecto rústico.




 Cada coisa interessante néh? Eu estou aprendendo junto com vocês! rsrsrsrs
bjusssssssssssssssssssss

Créditos: Dicionário retirado do site da revista Manequim






11 comentários:

Roberta Micropigmentadora disse...

Oiii linda, que bom agora a letra C pra mim é 10 né rsrs vc já sabe...rsrs
Beijo grande

JULIANA DALCICO disse...

que legallll adoreiiiiiii
e eu amo cachecollll
kkk
beijos
ju
www.vernizdavez.blogspot.com

Kathya Stryzak disse...

Quantas coisas com C!!! beijos

Naty Figueirêdo disse...

Com certeza já esta salvo junto com os outros.

Adorei..
Beijo.
natyfigueiredo.com

Roberta disse...

Que ótimo!!!!
Adorei!
Beijos
www.75dias75looks.blogspot.com

Juliana Bittencourt disse...

É SEMPRE BOM SABER MAIS ..
ADOREI SUA IDEIA

juhhb.blogspot.com

Neusa Silva Vaz disse...

Oi linda!!!

Estou amando esses seus posts, imperdíveis!!!

Bjos e tenha uma linda semana!!!

Marielle disse...

Oi!!!

Nossa mto legal, eu adorei!

mta coisa eu nao sabia rrsss

bjos

Thaís Araújo disse...

Quantas palavras que eu nem sabia da existência! Rs
Adorei

Beijos.

www.consumisse.blogspot.com

Angélica Oliveira disse...

Vou ter que copiar o comentário acima da Thaís: "palavras que eu nem sabia da existência!". Aprendendo muito aqui no teu blog!
Beijos
www.theangelica.com

Batom nos Dentes disse...

Quanta coisa! Bem legal :D

Real Time Web Analytics