sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dicionário da Moda- letra S

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S 






Saia Godê Peça de cintura marcada e caimento volumoso. 
Saia Tulipa Também chamada de saia-bolha. Ela é mais estreita na barra e ligeiramente fofa logo abaixo do cós, graças às pregas.
Salto alto É um salto muito usado em calçados femininos. Ele é um símbolo de elegância e fetiche. Alonga as pernas e ajuda a deixar as mulheres mais altas e esbeltas. 
Salto anabela Esse estilo de salto começa mais alto no calcanhar e diminui até a parte frontal do pé. 
Salto Sabrina Salto médio em estilo carretel que ganhou esse nome quando apareceu nos pés de Audrey Hepburn no filme Sabrina e fez sucesso entre as mulheres. 
Sapatênis Uma boa solução para o tempo moderno, o sapatênis reúne o clássico sapato de couro e o conforto do tênis. Os modelos também são bem variados, inclusive na forma de fechamento, têm não só cadarços, como velcro e fivelas também.
Sapatilhas Calçado feminino baixo feito de couro, verniz ou borracha. O modelo com bico redondo é inspirado nos calçados usados pelas bailarinas.
Sári Traje bem colorido usado pelas mulheres indianas e confeccionado de seda ou algodão. Ele envolve o corpo em drapeados e termina com uma ponta jogada por sobre os ombros.
Sarja Tecido trançado de fio penteado, originariamente feito de seda ou lã. Está muito presente em calças e ternos.
Sarongue Pedaço de tecido de algodão, em média com 1 m x 5 m, usado para enrolar o corpo de homens e mulheres. As mulheres costumam usar a peça como um vestido preso ao busto.
Saruel Modelagem de bermudas e calças com cavalo baixo. É típica de países do norte da África, entre eles o Marrocos.
Seda artificial Feita com os fios: acetato e viscose.
Seda natural Fibra que compõe o casulo que cobre o bicho-da-seda, valiosa por sua utilização em tecidos de alta qualidade e em produtos. A seda é uma das mais antigas fibras têxteis conhecidas.
Seersucker Tecido de algodão enrugado em listras. É fácil de lavar e não necessita ser passado.
Skinny Modelagem de calça superjusta, que pode ser elástica e possui formato afunilado na canela.
Smoking Traje masculino usado em festas a rigor e cerimoniais, conhecido também como black-tie. Ele se compõe de calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com as lapelas pontudas e acetinadas e, por baixo, camisa branca, faixa drapeada de cetim na cintura e gravata borboleta. Pode ser confeccionado de veludo, casimira ou tecidos mais leves. 
Smoking feminino É mais acinturado e mangas são mais justas.
Sobreposição Produções compostas de roupas colocadas umas sobre as outras. A regra básica pede as peças mais finas próximas da pele.
Sobretudo Casaco masculino largo de tecido pesado vestido sobre o paletó nos dias muito frios. O tamanho original dessa peça é até as canelas.
Soquete Tipo de meia feminina. De algodão, seda e até lãzinha, vai bem com sapato fechado e tênis, com roupas sportswear.
Spencer Casaco curto com mangas longas e comprimento até a cintura. Pode ter ombreiras ou não. 
Sportswear Sinônimo de roupas descontraídas e para o dia a dia, a palavra também representa o conjunto de várias categorias de roupas esportivas.
Strass Criado pelo francês Georges Frédéric Strass, é um aviamento feito de vidro e possui a capacidade de reproduzir o efeito de pedras preciosas. No passado, era muito empregado em fantasias de Carnaval. Hoje, é aplicado em roupas e acessórios por meio de pequenas bases com garras metálicas ou do método transfer
Stretch Característica elástica de alguns tecidos, que possuem fibras de elastano em sua composição. Deixa o jeans mais justo ao corpo e também aparece com frequência em lingeries e roupas de praia.
Stylist Termo em inglês que define o profissional que cuida da imagem de um desfile, fotos de catálogo ou editorial de moda. Ele participa da escolha dos modelos da edição das roupas e dos acessórios que serão usados, além da maquiagem.
Suspensório Duas tiras frontais paralelas que passam pelos ombros, terminando em Y nas costas e presos por botões ou clipes. Acessório adotado pelos homens desde o século XVIII, mas que foi apropriado também pelas mulheres nos anos 60.

Dicionário retirado do site da revista Manequim

O blog agora tem um twitter: @vailent_ne  .... me siga que eu te sigo devolta

6 comentários:

Bernadete Miranda disse...

Acho o máximo estes dicionários.

Boa idéia no post.

Beijos

Bernadete
http://www.detemiranda.blogspot.com/

Feminina e Vaidosa disse...

Faltou a saia plissada! Muitos confundem com godê, já vi vários posts errados (mamis costureira, sou meio por dentro dessas coisas hihihih)
beijinho
tenha um ótimo sabado

Amanda Rosa disse...

Amei este dicionário! Direto tenho algumas duvidas sobre o que é uma certa peça
http://charmosaeestilosa.blogspot.com/

Roberta disse...

Legal mais uma letra pra lista rsrsrs, quanta coisa eu nem sabia que existia rsrs
bacana.
Beijãooo

Keila disse...

Adoro este post dicionario!!
Bjo

Anônimo disse...

Acho legal esse dicionario! Eu não sabia o que era sarja! Rs...

Beijos florzinha e boa terça!

http://amulheretal.blogspot.com/

Real Time Web Analytics