segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dicionário da moda- Letras Q e R

 A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R

Q


Quepe Chapéu do tipo boné, porém com volume e armações internas, usado por militares.
Quimono Túnica solta, com mangas largas, transpassada na frente e presa por uma faixa larga na cintura. É uma roupa muito tradicional do Japão e ainda inspira muitos estilistas.
Quíton Traje grego feito de um pedaço grande e retangular de tecido, que era enrolado no corpo e preso num dos ombros. Geralmente, usava-se um cinto abaixo ou acima da cintura para segurá-lo. Há uma variação da vestimenta em que se unem as extremidades superiores de dois pedaços de pano, com presilhas ao longo dos braços, formando mangas. Alguns dicionários já aceitam a forma aportuguesada do termo: quitão.

*
*
*
*
*
R


Raiom (rayon) Nome de uma fibra artificial de origem norte-americana criada a partir da celulose e da pesquisa que o conde francês Hilaire Chardonnet (1839-1924) fez para encontrar um substituto para a seda natural.
Rasteira Chinelo de dedo ou sandália baixa, com solado fino e reto.
Regata Camiseta decotada, sem mangas com as cavas grandes. 
Renda Tecido delicado feito à mão ou à máquina, cujos fios entrelaçados formam desenhos. É utilizado em camisas, saias, vestidos de noiva e lingeries.
Renda de filé Tipo de renda francesa cuja trama parece a da rede de pescadores e tem muita procura no Brasil. No Nordeste há grande produção dessa renda. É muito usada em xales, saídas-de-praia e lenços.
Renda Renascença De inspiração renascentista, é feita à mão com agulha de costura. Tem motivos florais em ponto cheio e pequenos orifícios, contornados por barras em detalhes vazados.
Retrô Os franceses usaram essa palavra (rétro), que significa antiquado, para representar as roupas antigas que voltam de vez em quando à moda.
Retrô Palavra usada para caracterizar modelagens e formas inspiradas em designs que foram moda em outras décadas.
Risca-de-giz Clássico da alfaitaria, esse tecido traz riscas finas, verticais e paralelas, com distâncias regulares, podendo ir no máximo a dois centímetros. Geralmente as riscas são claras sobre um fundo escuro.
Rocker Estilo relacionado aos amantes do rock e caracterizado pelo uso de camisetas, roupas de cores escuras, peças de couro e acessórios metalizados. O estilo tem ares de modernidade e transgressão.

Dicionário retirado do site da revista Manequim

7 comentários:

Roberta Micropigmentadora disse...

Oiii flor, muito obrigada pelo comentário viu... minha linda esse dicionário hein, dessas letras só não conhecia a palavra quíton rsrs viu já to ficando esperta rsrs
Beijãoooooooo

!! Feminina e Vaidosa !!! disse...

Ja falei que adoro esse dicionário ne?rs
beijosss

Simara **(Plantão da Beleza)** disse...

Oi linda adorei as etrinhas de hoje bem legal saber mas.
Vou aguardar sua linda visitinha.
Meus cantinhos:
Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
../\„„„/\...
...( =';'= )...
.../*♥♥*\....
..(.|.|..|.|.).. Beijos Simara

Kathya Stryzak disse...

ehhhh vamos ...varias coisinhas!! beijos linda!

Meyline Torres e Sílvia Torres disse...

adorei o post! ficou realmente ótimo! bjbjbj!
http://meylineesilvia.blogspot.com/

Srtª Tudo Junto e Bagunçado disse...

Aprendendo sempre mais aqui!
Bjão :*






http://srtatudojuntoebaguncado.blogspot.com/

Josiane Blogueira disse...

oi flor estou te seguindo passa lá no meu blog se vc gostar me segue também bjos! adorei seu cantinho!http://brilhomenina.blogspot.com/

Real Time Web Analytics