segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dicionário da moda- Letras Q e R

 A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R

Q


Quepe Chapéu do tipo boné, porém com volume e armações internas, usado por militares.
Quimono Túnica solta, com mangas largas, transpassada na frente e presa por uma faixa larga na cintura. É uma roupa muito tradicional do Japão e ainda inspira muitos estilistas.
Quíton Traje grego feito de um pedaço grande e retangular de tecido, que era enrolado no corpo e preso num dos ombros. Geralmente, usava-se um cinto abaixo ou acima da cintura para segurá-lo. Há uma variação da vestimenta em que se unem as extremidades superiores de dois pedaços de pano, com presilhas ao longo dos braços, formando mangas. Alguns dicionários já aceitam a forma aportuguesada do termo: quitão.

*
*
*
*
*
R


Raiom (rayon) Nome de uma fibra artificial de origem norte-americana criada a partir da celulose e da pesquisa que o conde francês Hilaire Chardonnet (1839-1924) fez para encontrar um substituto para a seda natural.
Rasteira Chinelo de dedo ou sandália baixa, com solado fino e reto.
Regata Camiseta decotada, sem mangas com as cavas grandes. 
Renda Tecido delicado feito à mão ou à máquina, cujos fios entrelaçados formam desenhos. É utilizado em camisas, saias, vestidos de noiva e lingeries.
Renda de filé Tipo de renda francesa cuja trama parece a da rede de pescadores e tem muita procura no Brasil. No Nordeste há grande produção dessa renda. É muito usada em xales, saídas-de-praia e lenços.
Renda Renascença De inspiração renascentista, é feita à mão com agulha de costura. Tem motivos florais em ponto cheio e pequenos orifícios, contornados por barras em detalhes vazados.
Retrô Os franceses usaram essa palavra (rétro), que significa antiquado, para representar as roupas antigas que voltam de vez em quando à moda.
Retrô Palavra usada para caracterizar modelagens e formas inspiradas em designs que foram moda em outras décadas.
Risca-de-giz Clássico da alfaitaria, esse tecido traz riscas finas, verticais e paralelas, com distâncias regulares, podendo ir no máximo a dois centímetros. Geralmente as riscas são claras sobre um fundo escuro.
Rocker Estilo relacionado aos amantes do rock e caracterizado pelo uso de camisetas, roupas de cores escuras, peças de couro e acessórios metalizados. O estilo tem ares de modernidade e transgressão.

Dicionário retirado do site da revista Manequim

7 comentários:

Roberta disse...

Oiii flor, muito obrigada pelo comentário viu... minha linda esse dicionário hein, dessas letras só não conhecia a palavra quíton rsrs viu já to ficando esperta rsrs
Beijãoooooooo

Feminina e Vaidosa disse...

Ja falei que adoro esse dicionário ne?rs
beijosss

Simara Pink disse...

Oi linda adorei as etrinhas de hoje bem legal saber mas.
Vou aguardar sua linda visitinha.
Meus cantinhos:
Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
../\„„„/\...
...( =';'= )...
.../*♥♥*\....
..(.|.|..|.|.).. Beijos Simara

Kathya Stryzak disse...

ehhhh vamos ...varias coisinhas!! beijos linda!

Meyline Torres e Sílvia Torres disse...

adorei o post! ficou realmente ótimo! bjbjbj!
http://meylineesilvia.blogspot.com/

Amanda Lins disse...

Aprendendo sempre mais aqui!
Bjão :*






http://srtatudojuntoebaguncado.blogspot.com/

Josiane Lima disse...

oi flor estou te seguindo passa lá no meu blog se vc gostar me segue também bjos! adorei seu cantinho!http://brilhomenina.blogspot.com/

Real Time Web Analytics