domingo, 31 de julho de 2011

Dicionário da Moda - letra M

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K -  L -



Macacão Amplo, inteiriço e confortável, é feito com tecidos que vão do brim à viscolycra. Os comprimentos e formatos também variam – do tomara-que-caia ao modelo jardineira.
Macramê Técnica de entrelaçamento de fios naturais, barbantes ou cordas que permite formar vários desenhos, muito usada na confecção de passamanaria, coletes e acessórios, como bolsas e cintos. 
Madras Tecido de seda e algodão com listras de larguras variadas que formam grandes xadrezes. Sua origem é indiana e recebeu esse nome por ser fabricado pela primeira vez na cidade de mesmo nome. O madras é usado tanto na alta-costura como no de prêt-à-porter.
Madrepérola Matéria-prima calcária, iridescente, encontrada na concha dos moluscos. Tem efeito nacarado e reveste botões, bijuterias e enfeites para cabelo.
Malha O entrelaçamento de anéis de um fio têxtil, seja através de laçadas ou nós, forma esse tecido flexível muito usado em roupas masculinas e femininas. Manualmente ou à máquina, pode ser confeccionado de lã, algodão ou fibras sintéticas, dependendo da estação do ano. É sinônimo dos trajes de bailarinas, blusões ou pulôveres.
Malha fria Tecido leve, feito a partir de fibras sintéticas, que passa uma sensação de temperatura mais baixa.
Manga Parte de uma peça de vestimenta onde se encaixam os braços. Existem vários tipos de mangas: bufante, japonesa, morcego, presunto, raglã e três-quartos.
Manga bufante Com volume, essa manga é franzida na altura da cava, do punho ou dos dois. 
Manga japonesa Esse tipo de manga é curta num prolongamento do ombro, não possui cava e é muito usada nos trajes das mulheres japonesas.
Manga morcego Cortada como extensão do corpete de um vestido, blusa ou casaco, essa manga não tem recorte no ombro, deixando a cava profunda e larga, o que lembra as asas de um morcego. 
Manga presunto Essa manga tem um grande volume que vai do ombro ao cotovelo e ajusta-se do cotovelo ao punho, assemelhando-se ao formato de um presunto com osso. 
Manga raglã Esse modelo de manga, além de menos estruturado, dá maior mobilidade ao braço, pois é cortado nas costuras diagonais da gola até a cava de casacos, blusas e mantôs. 
Mangas três-quartos Manga que vai do ombro até a altura do cotovelo.
Mantô Casaco de inverno unissex usado por cima de roupas e confeccionado de lã no comprimento longo ou três-quartos.
Matelassê Tecido jacquard ou maquinetado acolchoado, muito usado nas colchas e edredons.
Maxibolsa Bolsa grande, ideal para o dia-a-dia. O tamanho deve ser compatível com a altura. As baixinhas podem optar pela menor das máxis, com cercade 40 cm de largura.
Maxicarteira Usada na década de 1970, essa bolsa de mão é maior do que as carteiras convencionais. É uma peça curinga para ser usada de dia ou à noite. É feita de couro, tecido ou palha, com acabamentos de verniz ou metalizados.
Maxicolete Esta peça é um colete com modelagem ampla e comprimento além dos quadris. Sem mangas e feito de tecidos frescos, ele vai bem no verão por cima de regatas ou baby looks e calças jeans justas.
Maxipull Versão de tamanho grande do pulôver – peça de tricô unissex, larga e confortável, com decote em V ou U e sem abertura frontal – que ganhou modelagem feminina, ajustado na cintura e usado também como minivestido. Pode ser confeccionado com pontos lisos ou trabalhados.
Maxissaia Compridas até os tornozelos ou pé, ela surgiu na moda nos anos 1960. Geralmente é usada com botas.
Meia-calça Peça única que cobre pés, pernas e quadris e tem efeito de transparência, no caso das feitas com fios de náilon. As de lã servem para proteger do frio e adornar. O modelo de meia inteira surgiu nos anos 1960 para ser usado com minissaias e, atualmente, é encontrado em diversas versões de cores, padronagens e espessuras de fio.
Meia-pata Tipo de sandália cujo solado é mais grosso na parte da frente, como uma plataforma.
Miçanga Aviamento pequeno, redondo e colorido, feito de vidro ou acrílico, que possui um furo no centro. Eles servem para dar efeitos especiais e texturas nos bordados.
Microfibra Qualquer fibra sintética mais fina do que a seda. Os tecidos feitos com essa fibra possuem características de leveza e duarabilidade.
Minissaia Criada nos anos 1960 pelo francês André Courrèges e pela inglesa Mary Quant, a roupa foi um escândalo mundial. Teve seu uso condenado pelo Vaticano em 1967, mas ela continua em alta até hoje, e tem versões com babados e pregas, entre outras.
Mocassim Mockasin era como os índios norte-americanos chamavam os sapatos que faziam de couro leve, costurados com pontos largos e solado baixo, e que eram calçados facilmente, bastando apenas encaixar o pé dentro deles. 
Modal O tecido é um tipo de microfibra feita a partir de fibras artificiais com grande poder de absorção, por isso é muito usado para a confecção de roupas para o esporte. Ao ser combinado com um linho mescla 50/50, mantém a característica do linho puro.
Moletom Tipo de malha aflanelada e quente, de lã, algodão ou poliéster misto, feita com entrelaçamentos flutuantes. Usado em peças esportivas, infantis e até mesmo para estofamentos.
Moulage Nome dado à técnica de modelagem em que as roupas são feitas com o tecido direto no corpo ou no manequim.
Mousse A palavra, que em francês significa espuma, tem dois conceitos. Como produto de beleza, é uma espuma que modela cabelos; e na moda, é um material de enchimento na fabricação de calçados.
Musseline Tecido muito leve e transparente, com toque macio e fluido.


Créditos do dicionário: Site da revista Manequim

8 comentários:

Bernadete Miranda disse...

Amei seu blog, estou seguindo.

Muito bonito e variado. Adorei!!

Aguardo você para seguir o meu também.

Beijos

BErnadete
http://www.detemiranda.blogspot.com/

Roberta disse...

Obaaa a letra M , adorei essa eu conheço quase todas rsrsrs.
BEijoookas e bom domgingo.

Roberta disse...

digo *domingo viu kkkkkkkkkkk

Any Brasil disse...

otimo esse post
trendluxo.blogspot.com

Liliane de Paula disse...

Hoje falei do seu blog para minha sobrinha de 21 anos.

Raissa Gomes disse...

Ah adorei essa idéia do dicionario!
Mto lindo seu blog flor, to seguindo!
http://apenasrhaysnake.blogspot.com/

Ideia Substancial disse...

Bom, bom, bom d+++++++++++!!! Bjãoooooo

Anônimo disse...

Amei o post! Seu blog é lindo e criativo! To seguindo!
http://amulheretal.blogspot.com/
Bjo grande!!!

Real Time Web Analytics